terça-feira, 2 de agosto de 2011

Oração: lembrança da dependência de D'us

O objetivo principal da oração é se aproximar de D’us. Somos ordenados a servir a D’us todos os dias, como a afirma a Torá: "E servireis ao Eterno, vosso D’us, e ele abençoará o teu pão e a tua água” (Êxodo 23:25).

Sendo D’us inerentemente perfeito, ninguém pode fazer nada por Ele. Servir a D’us então envolve cumprir o objetivo pelo qual fomos criados. Uma vez que este propósito é se aproximar dele, qualquer coisa que traga o homem mais perto de D’us é considerado Seu serviço. Portanto, já que rezar faz com que uma pessoa reconheça sua dependência em relação a Ele e por meio disso nos aproxima Dele, é o serviço essencial de D’us.

A oração é o serviço do coração, mas sem intenção sincera é como um corpo sem alma ou uma fruta sem casca. A oração une o espiritual e o material, fazendo do pedido de nossas necessidades materiais um serviço a D’us.

Nós não rezamos, para lembrar a D’us de nossas necessidades, e sim para lembrar a nós mesmos de dependência que temos com Ele.

Estamos então ordenados a rezar para D’us por tudo, embora Ele saiba nossos pensamentos e necessidades mais profundas, pois o ato de rezar eleva a consciência da pessoa por D’us e Sua providência, e deste modo faz com que a pessoa seja uma merecedora do bem que D’us quer dar.

(Rabino Aryeh Kaplan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas considerações são muito interessantes para mim, não economize comentários.

Grato.