domingo, 16 de maio de 2010

A Cabalá e a Transformação Pessoal e Espiritual - A Respiração Meditativa.

Como usar a Cabalá para a nossa Transformação Espiritual?

A Cabalá nos ensina que para estimular a luz em nossas vidas temos que transformar nossa natureza de reativa em proativa. Várias ferramentas cabalísticas nos foram dadas para nos ajudar nessa difícil missão. Entre elas, está a meditação cabalística. A Cabalá nos oferece diversas técnicas de meditação que podem nos ajudar enormemente na transformação, nos ajudando a agir cada vez mais de acordo com a luz do Criador que existe dentro de cada um de nós.

As Causas da Dor e do Sofrimento.

“Não somos marionetes do Criador. Somos parceiros juntos com o Criador, no grande processo em andamento da criação e nós mesmos somos a fonte de toda dor e tragédia. Nossas ações, desejos e pensamentos negativos trazem aflição para nossas vidas e para o mundo. Se vivêssemos em um mundo onde os efeitos da ação negativa se manifestassem imediatamente como dor e sofrimento, o elemento de escolha desapareceria de nossas vidas”, ensina o rabino Michael Berg.

Para ele, com respeito às leis espirituais, a correlação entre causa e efeito está oculta para preservar o poder de escolha individual. “Por isso não levamos um choque elétrico imediatamente cada vez que nos movemos na direção espiritual errada. Da mesma forma não somos imediatamente recompensados cada vez que escolhemos a ação correta. Cabe-nos desenvolver a consciência de nosso comportamento e de sua relação com a lei espiritual. Cabe a nós tomar decisões e fazer escolhas e compreender que conseqüências, tanto boas quanto más, se desenvolverão a partir de nossas ações. A dor é uma oportunidade para corrigirmos nosso comportamento”.

Pratique Respiração Meditativa.

Cada vez que respiramos recebemos novamente a vida, do único doador de vida, Cada vez que exalamos, devolvemos uma parte de nós para o universo.

Para praticar a respiração meditativa, você vai precisar de um espaço silencioso e de alguns minutos sem ser interrompido. Comece sentando-se confortavelmente, porém alerta, numa cadeira, ou no chão com as pernas cruzadas, se preferir. Feche os olhos e respire normalmente, mas concentre sua atenção no processo que está acontecendo. Sinta seu peito se expandir ligeiramente quando você inala. Depois quando exala, sinta seus pulmões se contraírem. Depois de alguns momentos, tire seus pensamentos da experiência física de respirar e leve-os para a dimensão espiritual. Quando inalar, compreenda que o sopro da vida está entrando em você e compreenda que esse sopro vem do Criador. Com esse pensamento em mente, prenda a respiração por alguns segundos e experencie de forma completa a sensação da presença divina entrando em seu ser. Solte a respiração e sinta o processo oposto, mas igualmente poderoso que esse ato representa. Fique assim quanto tempo quiser e então retorne suavemente sua consciência para o mundo diário. Quando abrir os olhos poderá sentir como se de alguma forma estivesse vendo tudo pela primeira vez. Permita que isso o inspire a viver cada momento com um compromisso renovado de se tornar uma pessoa que compartilha verdadeiramente e de estimular essa mesma transformação em todas as pessoas que você encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas considerações são muito interessantes para mim, não economize comentários.

Grato.